GR45 BTT - INTENSO

Grande Rota Do Vale do Côa

Percorra a Grande Rota do Vale do Côa em 3 dias, por etapas que se aproximam dos 68 Km/Etapa.
Pode fazer o download dos ficheiros kml e gpx.

DOWNLOAD FICHEIROS

• ETAPA 1 | Nascente - Vilar Maior
  • ETAPA 2 | Vilar Maior - Quinta Nova
  • ETAPA 3 | Quinta Nova - Museu do Côa
Locais pode iniciar a etapa: Fóios, Vale de EspinhoQuadrazais, Sabugal, Malcata, Rendo, Baraçal, Vila do Touro, Rapoula do Côa, Vale das Éguas, Seixo do Côa, Valongo, Miuzela, Badamalos, Vilar Maior.

A etapa inicia em Fóios, junto à nascente do Côa, na Serra de mesas. Esta parte do traçado da GRVC é em parte coincidente com a Pequena Rota Nascente do Côa (PR3 SBG).

A partir de Fóios, o caminho faz-se ao longo da margem esquerda do rio, ladeado por bosques, lameiros e pastagens.
Depois da subida à Cruz Alta, a descida até Vale de Espinho permite a visita a vários moinhos, incluindo a Azenha do Peça, local de travessia do rio, e o Moinho do Engenho.

O trilho entre Vale de Espinho e Quadrazais faz-se pela margem direita do rio Côa até ao Moinho do Rato, onde atravessamos o rio pelo pontão pedestre, contornando depois o Cabeço do Colmeal e o Alto da Vinha. Desvio para a aldeia de Quadrazais.

O trilho sobe por montes e bosques da Reserva Natural da Serra da Malcata, até ao Alto da Machoca, local com vista privilegiada sobre o Côa e a cidade do Sabugal.
O percurso segue junto à barragem do Sabugal, pela margem esquerda. Antes da chegada ao Sabugal, é possível ainda aceder à praia fluvial, assim como visitar o Moinho do Zé Ricardo.

A etapa atravessa a cidade do Sabugal e existem pontos de cruzamento com a Grande Rota das Aldeias Históricas – GR22. o trilho é coincidente com o percurso pedestre Pequena Rota Meandros do Côa (PR1 SBG) e com os percursos 3,4 e 5 do Centro de BTT do Sabugal.

Siga o Desvio BTT/Equestre Quinta das Vinhas.
Após terminar o desvio, o trilho passa agora ao largo de Rendo, atravessando o rio junto ao Moinho do Delfim e seguindo pela margem esquerda, por lameiros e pastagens até à Quinta dos Moinhos. Aqui o caminho volta a atravessar o rio Côa, seguindo por quintas, montes e bosques, até se avistar a aldeia de Rapoula do Côa.

Siga o Desvio BTT/Equestre Rapoula do Côa.
Após atravessar a aldeia de Rapoula do Côa, alcançando a GRVC, o trilho mantém-se junto à margem esquerda do Côa, atravessando caminhos agrícolas até ao sítio da Ínsua. É possível aceder à aldeia de Vale das Éguas, através de um desvio não marcado (2,1 km) e à praia fluvial de Vale das Éguas (700 m).

A GRVC prossegue por bosques e prados até à Ribeira do Boi, que é possível atravessar durante a Primavera, Verão e parte do Outono.

Siga pelo Desvio BTT/Equestre Termas do Cró.
Depois de atravessada a Rib.ª do Boi, a GRVC sobe por caminhos agrícolas até à aldeia de Seixo do Côa e volta a descer por estrada até alcançar de novo do rio Côa e a praia fluvial de Seixo do Côa.

Siga o Desvio BTT/Equestre Valongo do Côa.
Depois de atravessar Valongo do Côa, siga por estrada até à Ponte de Sequeiros. Depois de atravessar a Ponte de Sequeiros, existe um desvio não marcado que permite o acesso a Cerdeira do Côa. A GRVC segue junto à margem esquerda do Côa, até alcançar a estrada e a Ponte José Luís.

Após, existe um desvio não marcado que permite o acesso à aldeia de Miuzela e à praia fluvial de Badamalos. O final da etapa consiste na travessia da Ponte José Luís e na subida até à Vilar Maior por estrada e caminhos agrícolas, passando também na aldeia de Badamalos, em desvio não marcado (4,4 km).

FICHA TÉCNICA

Ponto de partida: Nascente do Côa (50 km da Sede de Concelho Sabugal)
Ponto de chegada: Vilar Maior (34 km da Sede de Concelho Sabugal e 32 Km Almeida)
Distância: 80,6 km

Altimetria: +1000m

Final da etapa, Sabugal
Casa Villar Mayor: +351 271 648 027
Camaratas da Junta de Freguesia de Vilar Maior, Contactar o Sr. António Cunha: +351 926 889 140 | +351 271 647 672.
[deve trazer o seu saco-cama]

Interseção com a GR das Aldeias Históricas (GR22) at Sabugal
Interseção com Pequena Rota Meandros do Côa (PR1 SBG), Sabugal
Interseção com os percursos 3,4 e 5 do Centro de BTT do Sabugal

Locais onde pode iniciar a etapa: Miuzela, Badamalos, Porto de Ovelha, Malhada Sorda, JardoParaisal, Castelo Mendo, Castelo Bom, Senouras, Aldeia Nova, Almeida, Cinco Vilas, Vale de Madeira

Após atravessar Vilar Maior e Badamalos, alcançada a GRVC, o trilho segue junto à margem direita do Côa, ladeado por lameiros verdejantes, ponteados com grandes árvores. O traçado atravessa as Ribeiras da Nave e de Vilar Maior e, mais adiante, o rio Côa, através de um pontão pedonal. Aqui é possível aceder à aldeia de Porto de Ovelha, através de um desvio não marcado (570 m).

Siga o desvio BTT/Equestre da GRVC Porto de Ovelha/Jardo.
A GRVC prossegue por lameiros e antigas hortas até ao Sítio do Açude, onde é possível aceder à aldeia de Malhada Sorda, através de um desvio não marcado (2,9 km). O percurso pedestre sobe até à aldeia de Jardo, descendo depois à foz do rio Noemi, onde é possível observar um conjunto interessante de moinhos. Por campos, prados e bosques de sobreiro, o trilho continua pela margem esquerda do rio Côa, atravessa a linha férrea e segue até ao Porto de S. Miguel. Aqui, a GRVC cruza-se com a GR Aldeias Históricas (GR22). Existe um trilho alternativo, não marcado, até à aldeia histórica de Castelo Mendo (2,3km).

Até ao desvio para a aldeia de Castelo Bom existe um troço em estrada.
O traçado continua por zonas de mata e bosques, ora mais próximo do rio, ora subido a encosta para ultrapassar zonas mais escarpadas, até chegar ao pontão Manuel José, onde atravessa o rio Côa. Neste ponto existe um desvio não marcado de acesso à aldeia de Aldeia Nova (3,0 km) e um desvio Equestre, que evita zonas pedregosas da etapa (Desvio Equestre Aldeia Nova).

Já na margem direita do rio, a GRVC segue em direção a Almeida, atravessando zonas de bosque, quintas e uma barragem. Ao chegar à EN340, a GRVC cruza-se com a GR Aldeias Históricas (GR22). Neste ponto é possível optar por seguir a GRVC pela rota Este, até Almeida, ou pela Rota Oeste, até Valverde.

O trilho Este sobe à vila de Almeida, passando no Convento do Senhor da Barca e entrando na fortaleza pelas portas duplas de Santo António. A partir deste ponto o acesso a Almeida faz-se dentro da vila por desvio não marcado (546 m). O trilho contorna parte das muralhas da fortaleza de Almeida e segue depois pelo Arrabalde de Santo António rumo a Norte, pelos chamados Lameiros Pardos, uma área florestal de sobreiro e azinheira.

Junto ao Complexo Termal da Fonte Santa, é possível percorrer um desvio não marcado para visitar as antigas instalações das termas, junto ao rio Côa. A partir deste ponto, a GRVC segue ao longo da encosta direita do rio Côa, atravessando uma extensa área de bosque e pastagens dispersas. Ao avistar os primeiros olivais, o trilho aproxima-se da aldeia de Cinco Vilas, que atravessa, iniciando depois, por estrada, a descida ao rio Côa. Uma vez alcançado o fundo do vale, o trilho é de pé posto até a Ponte Velha do Côa, uma das ruínas mais impressionantes de toda a rota.

A GRVC atravessa o rio por cima de um pontão sem guarda (apenas possível na Primavera e Verão). Neste ponto é possível aceder, por desvios não marcados, à aldeia de Vale de Madeira e também à sua praia fluvial. O trilho sobe a encosta até ao lugar de Pesqueiro, sendo aí possível aqui aceder, por desvio não marcado, à cidade de Pinhel. Finalmente, seguindo a Rib.ª do Judeu e contornando o Barrocal, a etapa termina na aldeia de Quinta Nova, por desvio não marcado (1,8 km).

FICHA TÉCNICA

Ponto de partida: Vilar Maior (34 km da Sede de Concelho Sabugal e 32 Km Almeida)
Ponto de chegada: Quinta Nova (5 km da Sede de Concelho Pinhel e 25 km de Almeida)
Distância: 65,7 km

Final da etapa, Quinta Nova
Encostas do Côa, Turismo rural e parque de campismo, +351 271 411
132
Junta de Freguesia de Quinta Nova, Contactar o Sr. Carlos Videira +351 917 530 009

ALERTAS

Interseção com a GR das Aldeias Históricas (GR22)
– Castelo Mendo
– Almeida

Locais onde pode iniciar a etapa: Azevo, FaiaQuintã de Pêro Martins, Algodres, Almendra, Castelo Melhor, Orgal

Esta etapa inicia na aldeia de Quinta Nova. O acesso à GRVC é feito por desvio não marcado (1,8 km).
O trilho desce por áreas agrícolas abandonadas até às margens do rio Côa.

Siga pelo Desvio BTT/Equestre Quinta da Chinchela.
A rota percorre a margem esquerda do rio Côa até alcançar a foz da Rib.ª das Cabras, que se atravessa (Primavera e Verão). Depois o trilho sobe a encosta até à Qta. da Cotovia, atravessando amplas zonas agrícolas e florestais até alcançar a aldeia do Azêvo. O acesso à aldeia é feito por desvio não marcado.

A GRVC segue a meia encosta, por caminhos murados e veredas com o Côa escarpado do lado direito, passando pelo lugar da Faia. A rota prossegue por quintas e amplas áreas rochosas até à aldeia de Cidadelhe.

A GRVC atravessa a aldeia e desce ao rio Côa, inicialmente por caminhos de pé posto e depois por estrada, até à Ponte da União.

A parte seguinte sobe por estrada até à entrada da Reserva da Faia Brava. A partir deste ponto, o trilho é feito por caminhos florestais e de pé posto, atravessando amplas zonas de sobreiro e azinheira, intercalados por olivais e pastagens.

O trilho passa junto a um sobreiro centenário e é também possível observar as escarpas verticais do Côa.
Finalmente, a GRVC afasta-se do rio Côa, por olivais, amendoais e vinhas e chega à aldeia de Algodres. A GRVC atravessa a aldeia e segue por lameiros e zonas de matas e bosque, passando pelo sítio arqueológico da Olga Grande. O trilho atravessa a estrada e alcança a aldeia de Almendra, por olivais e vinhas.

A aldeia de Almendra é percorrida de sul para norte, passando pela igreja e seguindo depois por entre um manto de olivais e vinhas até à aldeia de Castelo Melhor, contornando o castelo pelo lado direito.
O trilho segue por caminhos murados, entre olivais e vinhas, sendo possível aceder, através de desvio não marcado à Capela de São Gabriel, onde se tem uma vista panorâmica sobre todo o vale do rio Côa.

Siga pelo desvio BTT/Equestre da GRVC Orgal.
Por zonas de pastagem e antigas áreas agrícolas, o trilho segue para Norte, passando pela aldeia de Orgal.

A GRVC atravessa a ponte rodoviária (EN222).

Siga pelo desvio Desvio BTT/Equestre Museu do Côa.
Uma vez alcançado o topo da encosta, a rota segue por estrada até ao Museu do Côa.

FICHA TÉCNICA

Ponto de partida: Quinta Nova (5 km da Sede de Concelho Pinhel e 25 km de Almeida)
Ponto de chegada: Museu do Côa (3 km da Sede de Concelho Vila Nova de Foz Côa)
Distância: 50,3km

Casa Vermelha, +351 279 76 52 52
Hotel do Côa, +351 279 760 010

Troços em estrada.
Interseção com a Grande Rota das Aldeias Históricas (GR22)