ÁREA PROTEGIDA PRIVADA
Reserva da Faia Brava, Fernando Romão
Localização: Concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel, Distrito da Guarda
Extensão: 850 ha
Entidade Proprietária e Gestora: Associação Transumância e Natureza (ATN)
Entre a cordilheira da Serra da Marofa e o manto de vinhas do Douro, no coração do canhão fluvial do rio Côa, nasce a Reserva da Faia Brava. As profundas escarpas graníticas que caracterizam este território deram origem ao nome da reserva (faia significa escarpa), e são locais tranquilos e seguros para a nidificação de grandes aves rupícolas. Grifo, Abutre do Egipto, Águia de Bonelli e Águia-real são algumas das espécies nidificantes que tornam a Faia Brava um local de elevado interesse biológico.
Fauna da Reserva da Faia Brava, João Cosme, Erik Menkveld, Erik Menkveld e Fernando Romão
São muitas as razões que tornam esta Faia Brava especial: está inserida no Parque Arqueológico do Vale do Côa (Património da Humanidade pela UNESCO), estando identificados 2 núcleos de pintura e gravura dentro da Faia Brava; insere-se numa Zona de Protecção Especial para aves (Rede Natura 2000); é uma Área Importante para as Aves (Important Bird Area – IBA), pela associação Birdlife International e faz parte de uma Zona de Intervenção Florestal (ZIF), que inclui parte da maior mancha de sobreiros do distrito da Guarda; finalmente, em 2010, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas classificou a Faia Brava como Área Protegida Privada, tornando-se a primeira deste género em Portugal.
Entre bosques de sobreiro e azinheira, rodeados de escarpas íngremes, observando manadas de cavalos garranos e vacas maronesas em semi-liberdade e grandes aves planadoras, na Faia Brava a natureza silvestre é o valor mais importante.
Como medida de conservação, a Associação Transumância e Natureza, entidade proprietária e gestora da Reserva da Faia Brava, criou um Campo de Alimentação de Aves Necrófagas onde existe um abrigo fotográfico, proporcionando aos visitantes uma experiência única: fotografar abutres em plena luta por alimento a 20 metros de distância.
Images tiradas no alimentador de abutres, Staffan Widstrand, Wild Wonders of Europe | Rewilding Europe (1 e 3), Fernando Romão (2)
A Grande Rota atravessa a Reserva da Faia Brava, aproveite a pasagem para acampar na Reserva e fazer outras actividades:
– Caminhadas guiadas;
– Passeio em todo-o-terreno;
– Abrigo dos Abutres;
– Programa 24 horas na Faia Brava (com acampamento).
Contactos da Associação Transumância e Natureza (entidade proprietária e gestora):
Tel./phone/FAX: +351 271 311 202
geral@atnatureza.org
Sede: Rua Pedro Jacques de Magalhães
6440-111 Figueira de Castelo Rodrigo – Portugal
http://www.atnatureza.org
http://www.facebook.com/faiabrava
http://atnatureza.blogspot.pt
Entrada sul Reserva da Faia Brava, Eduardo Realinho
Informação e imagens cedidas pela ATN.