ÁREA PROTEGIDA


Serra da Malcata, João Cosme


Localização: Concelhos Sabugal e Penamacor, Distrito da Guarda

Extensão: 16 348 ha

Entidade Gestora: Instituto da Conservação na Natureza e Florestas (ICNF)

A Reserva Natural da Serra da Malcata, localizada entre os Concelhos de Penamacor e Sabugal, é uma área protegida com mais de 16 000 hectares que se estende até Serra de Gata, em Espanha. A paisagem na Malcata é marcada pelo solo de natureza xistosa e pela influência do Rio Côa e de pequenas linhas de água, onde se erguem bosques ripícolas com espécies como o amieiro (Alnus glutinosa), o freixo (Fraxinus angustifolia) e o salgueiro (Salix sp.). Na zona norte encontra-se uma extensa mata de carvalhal (Quercus pyrenaica) e a sul, zona mais explorada e erodida, existem grandes plantações de resinosas.

As suas extensas áreas de matagal mediterrânico abrigam uma fauna variada em que se destacava até bem pouco o Lince-ibérico, um dos mamíferos mais ameaçados do continente europeu e objecto de uma campanha de reintrodução nesta Área Protegida visando fixar o coelho bravo, seu alimento preferencial, e valorizar o habitat*. De salientar a imensa variedade de répteis e anfíbios, passeriformes e aves de rapina como o grifo (Gyps fulvus), o abutre-negro (Aegypius monachus) e a cegonha-negra (Ciconia nigra).


Fauna da serra da Malcata, João Cosme


A Grande Rota do Vale do Côa atravessa a zona norte da Malcata, onde poderá visitar o seu ponto mais elevado – o Alto da Machoca – a 1078 m de altitude e a deslumbrante paisagem da Albufeira do Sabugal. Existem pequenas rotas marcadas na Reserva Natural da Serra da Malcata e existe ainda um local de coincidência com a Grande Rota das Aldeias Históricas.

Mais informação no site do ICNF.

* Informação extraída do site Natural.pt, gerido pelo ICNF.

Vista área Albufeira da Malcata, João Cosme

Scroll to top